Samae Rio Negrinho - Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico de Rio Negrinho

Tempo Agora: 30.4 ºC (13:25)
Máxima Registrada: 30.6 ºC
Mímima Registrada: 30.3 ºC

Criação do Samae


Em 31 de outubro de 1968, através da lei municipal Nº 194, foi criado pelo então prefeito municipal Sr. Vagemiro Jablonski, o SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, que veio a ser inaugurado oficialmente em 08 de novembro de 1970. 

A implantação do sistema de abastecimento de água do Município de Rio Negrinho, como em várias cidades do estado, teve como base fundamental à liberação de empréstimos junto ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, via Banco do Brasil, com o aval do município, e, como responsável pela execução das obras a Fundação de Serviços de Saúde Pública - FSESP, que gerenciava os recursos. 

Rio Negrinho efetuou empréstimos da ordem de U$$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil dólares), em 32 parcelas semestrais, com 16 anos para sua liquidação, o que ocorreu em julho de 1986, cujas prestações eram quitadas pelo valor do dólar no dia do vencimento.

Com estes recursos foram implantados cerca de 40% do sistema de água. Após o término das obras e a inauguração do sistema, foi efetuado convenio pleno de Administração com a Fundação de Serviços de Saúde Pública - (FSESP). Vários recursos a fundo perdidos foram aplicados através deste convênio na ampliação do sistema, contando também com recursos oriundos do município e do SAMAE. 

Com a extinção dos convênios plenos de administração com a FSESP, hoje FUNASA, o município resolveu assumir em 1997 a Administração do SAMAE.


Voltar
Samae Rio Negrinho - Criação do Samae