Samae Rio Negrinho - Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico de Rio Negrinho

Tempo Agora: 30.7 ºC (13:30)
Máxima Registrada: 30.7 ºC
Mímima Registrada: 30.6 ºC

Sistemas de Abastecimento de Água - Cidade de Rio Negrinho


O sistema de abastecimento de água da sede do município, operado pelo SAMAE, abastece hoje 99% da população urbana e das periferias, e compreende as seguintes etapas:
· CAPTAÇÃO
· TRATAMENTO
· DISTRIBUIÇÃO E
· RESERVAÇÃO

A captação de água do sistema central de Rio Negrinho é realizada no próprio Rio Negrinho, o qual tem sua nascente no município de São Bento do Sul, na localidade de Rio Vermelho e tem como principais afluentes o rio dos Banhados, rio da Veada e rio do Salto. 

Após percorrer 27 Km a partir de sua nascente, a água do rio Negrinho é captada próximo ao Bairro Alegre.

O Rio Negrinho apresenta uma vazão de 3,5 m3/s proporcionando ao SAMAE abastecer a população urbana inclusive nos períodos de estiagem.

A água captada no rio Negrinho é tratada na Estação de Tratamento de Água-ETA 1, localizada no Bairro Alegre, que é considerada a estação sede do SAMAE, e que tem seu regime de operação 24 horas por dia ininterruptas.

A ETA 1 foi a primeira unidade de tratamento de água a ser construída no município, e vem sofrendo melhorias constantes, com o objetivo de atender o aumento do consumo, mantendo sempre a qualidade da água fornecida.

Recentemente foi reformulada, de modo a aumentar sua capacidade de produção de água para 150 l/s, tendo um horizonte de projeto para até 2.018.

Utilizando o tratamento convencional a ETA 1 apresenta as seguintes etapas: 
- Recalque da água bruta;
- Coagulação;
- Floculação;
- Decantação;
- Filtração;
- Desinfecção;
- Correção do pH
- Fluoretação e
- Recalque de água tratada.

Prezando pela qualidade, o SAMAE mantém um programa de controle de qualidade da água, através de análises de rotina (a cada 2 horas) e análises semanais.

Este controle abrange análises da água bruta, da água nas diversas etapas do tratamento, e da água distribuída na rede.

Com a reformulação da ETA 1, foi também modernizado o laboratório já existente, estando o SAMAE sempre procurando atualizar-se com o que de melhor existe nesta área de atividade.

Após passar pela unidade de tratamento, a água chega ao consumidor, através das redes de distribuição.

Contando com um comprimento total em dezembro de 2005 de aproximadamente 237 mil metros na sede do município, a rede de distribuição de água do SAMAE leva águas e saúde ao cidadão rionegrinhense até mesmo nos locais mais longínquos do perímetro urbanodo município.

O município dispõe no mês de dezembro de 2005 de 26 reservatórios com capacidade de 6.765 m3, a extensão da rede de distribuição de água soma um total de 237 mil metros, atendendo a 11.485 ligações de água e vazão de na estação de tratamento de água em 150 litros por segundo, que equivale a 99 % dos domicílios atendidos.


Álbum de Fotos

Samae Rio Negrinho - Sistema de Abastecimento de Água