Samae Rio Negrinho - Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico de Rio Negrinho

Tempo Agora: 30.7 ºC (13:30)
Máxima Registrada: 30.7 ºC
Mímima Registrada: 30.6 ºC

Sistema de Abastecimento de Águas Claras, Volta Grande e Alto Rio Preto


Este sistema abastece as comunidades de Águas Claras e Volta Grande, atendendo uma população de 2.500 habitantes é composto pelas etapas de:

 

- Captação
- Tratamento convencional
- Distribuição e
- Reservação.

 

A captação de água é feita no manancial Rio Águas Claras, o qual apresenta uma vazão de 0,8 m3/s, e oferece condições de abastecer tanto a comunidade de Volta Grande como a de Águas Claras.
A Bacia do rio Águas Claras apresenta também a particularidade de estar inserida dentro de uma Área de Preservação Ambiental, denominada Área de Preservação Ambiental da Represa Alto do Rio Preto.

 

A unidade de tratamento que abastece a comunidade de Volta Grande e Águas Claras trata-se de uma estação de tratamento de água convencional e compreende as mesmas etapas que a ETA 1:
 

- Recalque água bruta;
- Coagulação;
- Floculação;
- Filtração;
- Cloração;
- Correção de pH;
- Fluoretação e
- Distribuição para a rede.

 

Esta estação difere da ETA 1, do Bairro Alegre, apenas em suas dimensões, e possui uma capacidade de tratamento de até 20 l/s, o que permite abastecer uma população de até 10.000 habitantes.

 

Quanto ao controle de qualidade da água, a estação está equipada para realizar as análises de rotina sendo que as analises semanais são realizadas na ETA 1 - Estação sede do SAMAE.

 

No que se refere a distribuição e reservação de água neste sistema, o mesmo possui em dezembro de 2005 uma rede de distribuição com um comprimento total de 22.922 metros, com 468 ligações e um reservatório com capacidade para 150 m3, de forma a garantir que a água não falte, até mesmo nas horas de maior consumo.


Álbum de Fotos

Samae Rio Negrinho - Sistema de Abastecimento de Água